Espetáculos

Balanço
GTI – Grupo de Investigação Cênica (Goiânia/GO)

O espetáculo narra a história de Gentil, um homem do interior do Brasil, que sofreu muitos preconceitos quando criança por revelar uma delicadeza atípica aos meninos de sua idade. Após viver uma adolescência de pesadelos e pressões psicológicas, Gentil se ergue com a ajuda de seus amigos que o despertam para uma nova possibilidade, mas é surpreendido por uma cena de violência que tem uma significância dolorosa em sua vida. É arrebatado para uma parte de seu passado e é nesse momento que faz um balanço moral de sua vida revelando, o inesperado. BALANÇO nos provoca um repensar e refletir em nossa caminhada, frente aos percalços da vida, representado pelo personagem Gentil e sua trajetória de existência.
__________

Contos Fantásticos da Ilha de Santa Catarina
Sérgio Bello (Florianópolis/SC)


A ilha de Santa Catarina é rica em histórias da cultura açoriana que trazem elementos fantásticos como lobisomem, mboi-tatá e outras criaturas do folclore que encontramos também em outras partes do Brasil. Mas a característica mais marcante desta cultura são as histórias de bruxas e suas eternas combatentes: as benzedeiras. Estas histórias serão narradas a partir de uma extensa pesquisa e de uma vivência nas comunidades que cultivam este manancial imaginário, e com uma linguagem cênica minimalista.
__________

Entardecer
Dionisos Teatro (Joinville/SC)


Nino, Maria e Ubert encontram-se em algum lugar; qualquer lugar entre a lembrança e o esquecimento. Uma janela entre o que foi e o que poderia ser, e os sons de passado que se aninham em nosso presente. Fios de tempo que nos fazem vivos pela lembrança.O espaço da memória e do esquecimento o vivido e o contado revivido, re-significado. Existiu mesmo? Aconteceu mesmo? Contamos o que fomos ou o que poderíamos ter sido? Vida que foi ou poderia ser. Ou pode ainda ser. Entre o entardecer e o breu da noite, muita luz ainda há, mesmo que filtrada pelo tempo. Pra amanhecer é preciso antes entardecer…
__________

Folcloreando
Cia. Mafagafos Contadores de Histórias (Florianópolis/SC - Curitiba/PR)


Reunindo e misturando diversos elementos da cultura popular brasileira de tradição oral, a Cia Mafagafos apresenta histórias, causos, músicas, quadras e adivinhas. Um espetáculo de histórias que é uma festa brasileira para toda a família.
__________

Histórias de um Ninho de Mafagafos
Cia. Mafagafos Contadores de Histórias (Florianópolis/SC - Curitiba/PR)


Uma seleção animada de histórias e músicas do repertório da Cia Mafagafos, destinada ao público infantil e juvenil. Com histórias diversas, autorais e tradicionais, contadas utilizando instrumentos musicais, bonecos, objetos e livros.
__________

Histórias para imaginar e sonhar
Sérgio Bello (Florianópolis/SC)


Com uma proposta cênica minimalista, utilizando-se como recursos a expressão corporal e (principalmente) a palavra, o contador narra contos de fadas e lendas de encantamento e magia de origens culturais diversas.
__________

Júlia
Cirquinho do Revirado (Criciúma/SC)


Júlia, uma mulher das ruas, vem chegando. Palheta, seu fiel escudeiro, é quem a conduz. Na bagagem, coisas do mundo, coisas da vida, tantas coisas. Entre realidade e ilusão há uma linha muito tênue, na qual uma mulher sem pernas seria capaz de rodopiar. Esta dupla errante gira o mundo ou é o mundo quem os gira? Excluídos pelos excluídos, dizendo-se donos dos restos de um circo incendiado, Júlia e Palheta "se viram". Não é fácil ter pernas!
__________

Lá na Lua
Dionisos Teatro (Joinville/SC)


Fui pra lua e levei... Um violão? Um cavalo? Um carrinho de picolé? Em “Lá na Lua” a gente pode levar o que quiser, é só se deixar envolver pelas canções e histórias que compõem este espetáculo. Inspirado em lendas sobre a lua, com histórias e canções próprias e com uma pitada de brincadeira, a Dionisos convida as crianças e seus adultos a participarem desta serenata para nossa divertida e misteriosa Lua.
__________

Mini Circo Serafin
Serafin Teatro (Campinas/SP)


Ao som dos bumbos, pratos, trompetes e potentes megafones, uma extravagante carroça colorida entra em cena, puxada por palhaços que convocam o público anunciando a chegada do circo e do espetáculo que vai começar. Assim, no picadeiro, os bonecos protagonistas dos números interagem com os palhaços, recriando os espetáculos que se apresentavam nos antigos circos mambembes, em um atrapalhado show, apoiado em gags cômicas.
__________

O Misterioso Sumiço do Boi de Mamão
Clã de Nobres Arteiros (Florianópolis/SC)


O espetáculo narra a história de um detetive e seu atrapalhado ajudante em busca do paradeiro do Boi de Mamão. A perigosa Bernunça, a bela Maricota, a Rendeira, a Bruxa, o Pescador e até o público são investigados nesta divertida aventura que tem como intuito, resgatar as tradições e valorizar a cultura de Santa Catarina.
__________

Paper Macbeth
Fazendo Fita Cia. Artística (Florianópolis/SC)


Folhas de jornal esvoaçam no vazio e, aos poucos, vão sendo amassadas, dobradas e moldadas por “forças invisíveis”, até tornarem-se bruxas. Assim começa esta montagem de Macbeth. Aqui, a tragédia do general escocês é recontada na linguagem do teatro de animação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário